Fralda pintada para menina

Blogue de biaper :Fraldinhas &  outras coisinhas, Fralda  pintada para menina

Hoje, porque é noite de Natal, (de 2009) vou partilhar convosco, um desenho muito conhecido. Como modelo de cores, usarei uma fralda que eu mesma pintei.

Como fazer:

Prepare uma superfície rígida (tábua, plástico, esferovite capa de livro ou outra) para usar como suporte do seu trabalho. Deverá ser um pouco maior que a superfície a pintar. Passe nela uma fina camada de COLA PERMANENTE e  espere até que ao tocar agarre, mas não  suje a mão, ou que mude de côr. Se ficar colada na mão, está bem. Depois sai muito fácilmente porque é uma espécie de adesivo. Ponha a fralda em cima da cola, calcando suavemente e alizando bem. Por cima, um papel carbono ou químico, e em cima deste o desenho da patinha na posição pretendida. Segure o desenho com fita-cola, com um peso qualquer, ou prenda uma pontinha na própria cola da tábua,  para não sair do lugar. Depois, risque em cima do desenho com uma esferográfica vazia ou com um lápiz duro.

Este suporte serve para se usar várias vezes, bastando para isso tirar o pó dos tecidos que se vai acumulando, com um trapo molhado e bem torcido . Quando já não colar nada, raspam-se os restos de tinta e de cola com uma faca, e põe-se nova camada de cola permanente.

Passe uma camada de tinta branca no laço da patinha, movimentando o pincel com movimentos circulares e depois acentue com rosa escuro ou púrpura. Faça pintinhas brancas com o cabo do pincel, com um palito ou com  um pinta-bolas (vende-se no mesmo local que as tintas).

Novamente com a tinta branca para tecido (eu gosto da Acrilex) passe uma camada por toda a parte  do corpo, mas  sem excesso de tinta. Depois use o cinza lunar e faça as sombras em cima do branco para que a pintura ganhe profundidade. Faça os olhos da patinha com preto e com branco e não se esqueça de lhes dar brilho  (fazer a pintinha  branca) porque senão a patinha parece morta. Se achar que ficou demasiado claro, reforce as sombras com o pincel só "sujo" de preto e, se for preciso, esbata com cuidado, com um pincel seco e limpo.

Por "sujo" entenda-se que se limpou  o pincel sujo de tinta preta num pano  e que este apenas deixa uma pequena parte de preto. É mesmo quase nada, senão estraga!

Faça o bico da patinha com amarelo ouro e sombreie com caramelo. Faça o mesmo  nas patas.

Faça um sombreado por baixo da patinha com azul céu ou azul mar. Para ficar exactamente no sítio que se quer, deve fazer-se uso da ajuda do clareador , porque este delimita melhor o espaço a pintar e não alarga para onde não deve.Ter em conta que se deve usar em pequenas quantidades e apenas à medida que se vai pintando, porque senão seca, e não há mais nada a fazer. Há quem prefira fazer este sombreado  em primeiro lugar, como se faz na pintura a óleo, e teria alguma lógica, mas como se vai usar o clareador, este faz com que  se possa pintar  apenas no local desejado e portanto, não há o problema de tocar no que já está feito. É indiferente pintar o fundo da pintura antes, ou depois. 

Se usou o papel químico ou carbono,  faça um contorno com um pincel tigre de cabo verde, bem fino, com tinta preta, só onde achar que é preciso, para realçar o trabalho. Se usou um lápiz macio (nº4-B, por expl.) então deve  contornar todo o desenho, tendo em conta que apenas deve tocar no tecido com a ponta das cerdas, conservando o pincel na vertical. Deve tirar o excesso de tinta do pincel sempre que o carregar de tinta, para que o contorno fique mais uniforme. E deve contornar todo  desenho, por dentro e por fora, para que o risco não se perca, já que foi feito com um lápiz macio que se apaga com facilidade. Este lápiz é usado aqui para se poder acrescentar ou apagar detalhes com facilide.

Se tiver dificuldades com o tecido,  que pode ser duro ou mau de pintar, vá molhanho o pincel de vez em quando em claredor (ou diluente) e depois na tinta. Desliza muito melhor!

Usei na xuxa a cor verde bandeira.

 Obs. A pintura deve fazer--se com movimentos circulares para que a tinta penetre o suficiente no tecido e não saia  ao lavar. Esta forma de pintar também permite que se controle melhor a quantidade de tinta a usar, já que esta é colocada em pequena quantidade, em cima de um dos cantos do pincel. Depois  "escreve-se" com esse lado do pincel, como se do bico de uma caneta se tratasse. Com a tinta no canto do pincel e com os movimentos circulares curtos, podem pintar-se formas perfeitamente redondas. 

Muitas pessoas pintam com a técnica da pintura a óleo, que também fica bonita , mas que  não é a adequada, porque se destina a outro suporte (tela com gesso). A técnica que melhor define a beleza da pintura em tecido, é a do porcelanizado, porque é suave e ao mesmo tempo rica de colorido. Os traços brancos com que se termina o trabalho, evidenciam a beleza desta técnica.

Ao contrário da pintura a óleo, que deve grande parte da sua beleza às pinceladas, esta  deve fazer-se à base de manchas, com a tinta bem esbatida e realçada com branco para, como o seu nome indica, lembrar a porcelana. Eu, pelo menos, entendo assim!

Os pincéis mais adequados são os de cabo amarelo da marca tigre. Deve pedir pincéis próprios para pintar em tecido, porque são específicos  e o trabalho fica bastante diferente.

 BOM TRABALHO!

 Como já passou muito tempo desde a publicação deste post, venho lembrar que existe no mercado um produto auxiliar bastante bom que facilita bastante . Chama-se Diluente  para tinta de tecido ou Diluente para pintura em tecido e serve, não para limpar pincéis como os habituais diluentes, mas para diluir a tinta e, de certo modo, criar fundos como se faz com o diluente. Também serve para preencher os frasquinhos quando a tinta começa a estar seca. No entanto, este material é mais líquido  e, portanto muito melhor que o clareador. Ainda assim, eu acrescento uma gotinha de água quando o aplico, e recomendo o seu  uso. É muito bom! 

Se é cliente das revistas SUSY Fraldas, poderá verificar várias pinturas em que este Diluente foi usado, com muito bons resultados. E o que digo é por experiência própria, já que ninguém me paga nada para fazer publicidade seja ao que for.

Bons trabalhos!

 

Monday 18 January 2010 09:03 , em Fraldas pintadas à mão


Risco para pintar a fralda da patinha

Blogue de biaper :Fraldinhas &  outras coisinhas, Risco para pintar a fralda  da patinha

Monday 18 January 2010 04:04 , em Riscos para pintar


Fralda pintada com patinha nº2

Blogue de biaper :Fraldinhas &  outras coisinhas, Fralda pintada com patinha nº2

Monday 18 January 2010 04:05


Fralda pintada com fita rosa

Blogue de biaper :Fraldinhas &  outras coisinhas, Fralda  pintada  com fita rosa

Monday 18 January 2010 04:05


Quadro pintado ou almofada, para criança

Blogue de biaper :Fraldinhas &  outras coisinhas, Quadro pintado  ou almofada,  para criança

Porque não pintar um quadrinho infantil para a sua casa, ou para oferecer a alguém ?

Monday 18 January 2010 04:06 , em Quadros e almofadas


|

abrir barra
Fechar barra

Deve estar conectado/a para escrever uma mensagem biaper

Deve estar conectado/a para adicionar biaper os seus amigos

 
Criar um Blog